[Sem título] - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/05/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A prática do bullying nas escolas é um problema recorrente no Brasil. De acordo com a cartilha:"Violência Escolar: conhecer para previnir" (Vírgula) do Instituto federal de Educação Ciência e tecnologia da Paraíba,”o Bullying é um conglamerado de atos violentos praticados de maneira repetitiva por um ou mais indivíduos contra um ou mais membros da comunidade escolar.” (Melhore a contextualização do tema)

Podemos afirmar que a prática do Bullying influencia muito para a Violência nas Escolas e na comunidade, causando violência em si, traumas e até mesmo mortes.
Uma das principais causas do Bullying nas escolas é a insegurança que o indivíduo que pratica o Bullying tem consigo mesmo.Por exemplo: o cidadão tem insegurança com o seu rosto e por não gostar do seu rosto ele acaba falando do rosto dos outros para se sentir melhor. Além disso,a mídia social também influencia bastante para a promoção do  Bullying nas escolas.As pessoas podem praticar o ato através delas. (Reestruture a discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Essa modalidade do Bullying praticada no meio virtual(redes sociais, aplicativos,etc.) é nomeada de Cyberbullying,ela também é uma porta para a causa da violência nas escolas. (Parágrafo frasal)

​​​​​​(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, é preciso desenvolver estratégias eficazes para prevenir e combater o Bullying nas escolas. O ambiente escolar
precisa ser um ambiente seguro e confortável para todos, por isso os pais e professores devem participar desse processo, para que a escola se torne cada vez melhor. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200