[Sem título] - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/05/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto social brasileiro, percebe-se um aumento significativo da prática do bullying nas escolas, gerando cada vez mais violência no ambiente escolar, que é uma consequência da falta de abordagem, contribuindo com os danos psicológicos e físicos nas vítimas. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)

A violência escolar se intensifica quando não é reportada ou abordada por alunos e principalmente pelas instituições, a prática muitas das vezes é presenciada por outros alunos, que, (Sem vírgula) por suas vezes não reportam por medo de se tornarem vítimas ou por apoiarem o abusador. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a ausência de interferência nas práticas do bullying faz com que a vítima sofra cada vez mais agressões e tenha no futuro graves danos físicos e/ou psicológicos, visto que a vítima muitas das vezes não consegue denunciar o abusador por medo ou não é levada a sério quando faz a denúncia. (A discussão precisa ser mais explorada. Parágrafo frasal)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, se faz-se necessária uma intervenção das instituições de ensino para combater o bullying nas escolas e conscientizar os alunos e familiares sobre o assunto por meio de palestras escolares periodicamente e melhor inspeção dos alunos para assim deter essa prática de violência. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais pordutividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200