No contexto social brasileiro, percebe-se um aumento significativo da prática do bullying nas escolas, gerando cada vez mais violência no ambiente escolar, que é uma consequência da falta de abordagem, contribuindo com os danos psicológicos e físicos nas vítimas. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
A violência escolar se intensifica quando não é reportada ou abordada por alunos e principalmente pelas instituições, a prática muitas das vezes é presenciada por outros alunos, que, (Sem vírgula) por suas vezes não reportam por medo de se tornarem vítimas ou por apoiarem o abusador. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a ausência de interferência nas práticas do bullying faz com que a vítima sofra cada vez mais agressões e tenha no futuro graves danos físicos e/ou psicológicos, visto que a vítima muitas das vezes não consegue denunciar o abusador por medo ou não é levada a sério quando faz a denúncia. (A discussão precisa ser mais explorada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, se faz-se necessária uma intervenção das instituições de ensino para combater o bullying nas escolas e conscientizar os alunos e familiares sobre o assunto por meio de palestras escolares periodicamente e melhor inspeção dos alunos para assim deter essa prática de violência. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais pordutividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |