No drama coreano "The Glory", a protagonista sofreu diverso atos de perversidade na escola, atos que deixou deixaram um impacto profundo que a levou fazer um plano para obter sua vingança contra aqueles que a prejudicaram no passado. As ações da protagonista na série foram erradas ao recorrer métodos ilegais para atingir seu objetivo, porém pode-se perceber que foi reação de oprimido, consequência das circunstâncias que passaram quando adolescente. Infelizmente, apesar de "The Glory" ser um drama coreano, os problemas retratados acontecem no Brasil, em uma escala ainda maior. De acordo com os dados da ONG "Bullying Sem Fronteiras", o Brasil está entre os países que mais registram casos de bullying. Entre 2022 e 2023, foram quase 70 mil registros. (Formule a tese)
Quando divulgados casos de bullying nas notícias, sempre causam comoções entre os usuários da internet e muitos mostram sua raiva em relação aos valentões, mas o que poucos percebiam eram que muitas vezes os problemas não são individuais. Estudos mostram que mais de 80% dos alunos que praticam algum tipo de assédio na escola viviam em ambientes disfuncionais e, muitas vezes, violentos. Esses indivíduos replicam o que passam em casa com seus colegas mais fracos, para diversos motivos, entre eles sentir que está em controle e externalizar suas frustrações, que não podiam mostrar em ambiente domiciliar. Com as informações (Vírgula) percebe-se que o raiz do problema está na educação: é dever dos responsáveis ensinarem suas crianças os comportamentos corretos, seja falando ou mostrando com ações e criá-las para serem membros dignos da sociedade. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outro problema está no próprio ambiente escolar. Entende-se que muitas vezes passa despercebido os detalhes, já que os professores muitas vezes precisam trabalhar em mais de uma instituição para manter a própria sobrevivência, visto que o salário nas escolas públicas não são suficiente. Porém, é de extrema importância a segurança dos alunos, pois sentir-se confortável no ambiente de estudo é essencial para aprendizagem e crescimento saudável. É responsabilidade dos educadores de prestar a atenção nos seus estudantes e identificar os possíveis conflitos, e quando identificado, ajudar a vítima e, depois, confrontar o valentão, entender o motivo do assédio e agir de acordo para resolver a situação, de jeito que isso não seja repetida novamente.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, o bullying nas escolas no Brasil é um problema que deve ser levado a sério. É necessário educar as crianças para que todos possam conviver em harmonia. Para que isso ocorra, precisa que os responsáveis saibam ensinar as maneiras corretas às crianças e o governo oferecer o apoio aos educadores, de modo que eles consigam se dedicar aos seus estudantes e ajudar todos com o máximo de atenção. Só assim, teremos um ambiente escolar seguro e confortável, pronto para auxiliar os alunos no seu crescimento. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |