A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/05/2024

Status:

Corrigida
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Na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), de 1948, é manifesto que todos nascem iguais em direitos e dignidade. Todavia, o “bullying” persiste como um problema latente nas instituições de educação brasileira, contrariando os ideais presentes na afirmativa global. Dessa forma, cabe entender como a omissão governamental e a normalização da violência favorecem esse preocupante quadro. (Apresentou a tese)

Em primeiro plano, vale destacar que a negligência do governo contribui com a persistência do “bullying” nas escolas do país. Hannah Arendt defende que a essência dos Direitos Humanos é o direito de ter direitos. Contudo, a falta de imediatismo do Estado na aplicação de políticas públicas (Especifique quais) para combater tal prática vai de encontro com o pensamento de Arendt, resultando na supressão de garantias constitucionais. Como resultado, milhares de jovens tem o seu direito à integridade e à igualdade cerceado, aflorando o sentimento de impunidade e desamparo que, consequentemente, alimenta um ciclo vicioso de perpetuação das diferentes formas de abusos no ambiente escolar.

(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, ademais, que a naturalização dos maus-tratos desempenha relevante função no alastramento dessa problemática. Desde a infância, programas de TV e filmes, por inúmeras vezes, retratam o uso da força física como uma forma aceitável para a solução de conflitos. Esse padrão de comportamento enraizado na cultura popular influencia a percepção das crianças sobre o que é considerado uma postura saudável, fazendo-as acreditar que a hostilidade é um meio natural para a resolução de problemas e firmar sua posição na comunidade escolar. Por conta disso, o efeito dessa ação é profundo e de longo alcance, moldando erroneamente não apenas as interações imediatas dos pequenos, mas também a sua visão de mundo e seus valores ao longo da vida. (Melhore a apresentação dessa ideia. Discussão pertinente)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, lutar contra a prática de “bullying” nas escolas do Brasil. Para isso, propõe-se ao Estado, na função de gestor dos interesses sociais do país, a criação de um programa de enfrentamento que consiga promover conscientização sobre o assunto, trazer proteção para quem sofre e reprimir seus praticantes. Coordenado pelo MEC, tal ação visa capacitar, por meio de workshops e seminários regulares, os profissionais de educação sobre como intervir diante da intolerância no espaço escolar, além de apresentar formas para combater tais práticas de crueldade e quais são as consequência para os seus infratores. Paralelamente, o governo deverá instaurar nos centros de saúde uma rede de acolhimento para as vítimas e familiares do “bullying”, visando oferecer apoio psicológico, orientação e assistência para lidarem com os impactos sofridos. Dessa maneira, será possível desconstruir o pensamento juvenil que banaliza esses atos de violência, contribuindo, assim, para a edificação de uma nação mais inclusiva e respeitosa, em consonância com os princípios de liberdade e dignidade expressos na DUDH. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200