Na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), de 1948, é manifesto que todos nascem iguais em direitos e dignidade. Todavia, o “bullying” persiste como um problema latente nas instituições de educação brasileira, contrariando os ideais presentes na afirmativa global. Dessa forma, cabe entender como a omissão governamental e a normalização da violência favorecem esse preocupante quadro. (Apresentou a tese)
Em primeiro plano, vale destacar que a negligência do governo contribui com a persistência do “bullying” nas escolas do país. Hannah Arendt defende que a essência dos Direitos Humanos é o direito de ter direitos. Contudo, a falta de imediatismo do Estado na aplicação de políticas públicas (Especifique quais) para combater tal prática vai de encontro com o pensamento de Arendt, resultando na supressão de garantias constitucionais. Como resultado, milhares de jovens tem o seu direito à integridade e à igualdade cerceado, aflorando o sentimento de impunidade e desamparo que, consequentemente, alimenta um ciclo vicioso de perpetuação das diferentes formas de abusos no ambiente escolar.
(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, ademais, que a naturalização dos maus-tratos desempenha relevante função no alastramento dessa problemática. Desde a infância, programas de TV e filmes, por inúmeras vezes, retratam o uso da força física como uma forma aceitável para a solução de conflitos. Esse padrão de comportamento enraizado na cultura popular influencia a percepção das crianças sobre o que é considerado uma postura saudável, fazendo-as acreditar que a hostilidade é um meio natural para a resolução de problemas e firmar sua posição na comunidade escolar. Por conta disso, o efeito dessa ação é profundo e de longo alcance, moldando erroneamente não apenas as interações imediatas dos pequenos, mas também a sua visão de mundo e seus valores ao longo da vida. (Melhore a apresentação dessa ideia. Discussão pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, lutar contra a prática de “bullying” nas escolas do Brasil. Para isso, propõe-se ao Estado, na função de gestor dos interesses sociais do país, a criação de um programa de enfrentamento que consiga promover conscientização sobre o assunto, trazer proteção para quem sofre e reprimir seus praticantes. Coordenado pelo MEC, tal ação visa capacitar, por meio de workshops e seminários regulares, os profissionais de educação sobre como intervir diante da intolerância no espaço escolar, além de apresentar formas para combater tais práticas de crueldade e quais são as consequência para os seus infratores. Paralelamente, o governo deverá instaurar nos centros de saúde uma rede de acolhimento para as vítimas e familiares do “bullying”, visando oferecer apoio psicológico, orientação e assistência para lidarem com os impactos sofridos. Dessa maneira, será possível desconstruir o pensamento juvenil que banaliza esses atos de violência, contribuindo, assim, para a edificação de uma nação mais inclusiva e respeitosa, em consonância com os princípios de liberdade e dignidade expressos na DUDH. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |