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A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/05/2024

Status:

Corrigida
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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é apresentada uma concepção de uma sociedade idealizada, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas, estabelecendo um convívio harmonioso entre os cidadãos. (Parágrafo frasal)

Contudo, ao comparar essa visão utópica com a realidade mundial — e fora da ficção —, torna-se evidente a distância significativa do ideal e o concreto, uma vez que a realidade se mostra o oposto da narrativa idealizada por More. (Não compreende a estrutura do texto. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Um dos fatores que engendra na lista do porquê o mundo ainda não chegou a uma Utopia são os problemas sociais. (Não compreende a estrutura do texto. Parágrafo frasal)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) O caso do estudante autista Carlos Gomes que faleceu devido às complicações dos abusos físicos sofridos, na própria escola, por colegas de sala, foi o que fez alarmar a população para perceber que é necessário haver discussões sobre esses aspectos. (Parágrafo frasal)

Por que o bullying ainda é tão persistente nas escolas brasileiras?

O fato de não haver acontecido mudanças nas estatísticas do quadro desta problemática é degradante, não há diminuições, apenas casos de aumento.
Nesse sentindo, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos tanto nas instituições públicas, quanto nas privatizadas, analisar seriamente as raízes do problema é a medida que se faz ter urgência, para reverter o quadro. (Reestruture)

Precipuamente, é fulcral pontuar que a violência persistente nas instituições de ensino é derivado também da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que pudessem ajudar a coibir tais recorrências. Ademais, é imperativo ressaltar que a grande parte dos casos silenciados sofridos por crianças e adolescentes, é promovido pela inércia e negligência das próprias escolas e dos familiares, partindo desse pressuposto, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que muitas vítimas das agressões chegam a realizar pedidos de “socorro”, mas não recebem apoio, contribuindo para a perpetuação desse quero deletério. Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço maior deste problema na sociedade brasileira.

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Dessarte, com o intuito de mitigar a persistência do bullying nas escolas do Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, seja revestido na implementação e criação de programas sociais, juntamente com palestras e campanhas anti-bullying, visando conscientizar o quão é hediondo a prática do bullying e as consequências que ocorrem para as vítimas e agressores, elaborando matérias didáticos sobre o assunto e relatos. Por fim, o Poder Público é o total responsável na criação de políticas públicas para combater a violência continua nas escolas, há a necessidade do Estado parar de negligenciar os ocorridos, e formular medidas abrangentes e intervencionais, urge a necessidade de investir capital governamental na Educação, realizar contratações de psicólogas em cada unidade de ensino no país, visando auxiliar e prestar suporte psicológico e emocional aos estudantes, a fim de promover uma mente saudável e equilibrada a todos.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Desse modo, atenuará-se, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do bullying nas escolas brasileiras, e a coletividade alcançará a Utopia de More.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     320


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200