AAA!! - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 02/05/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Oscar Wilde - escritor irlandês - afirma que a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de uma nação. Nesse contexto, destaca-se a importância de evitar entraves que tragam regresso para um país, como a falta de medidas contra o bullying nas escolas da sociedade brasileira. No entanto, no Brasil ainda se permeia um forte descaso social, acentuado pela inércia governamental em lidar com este estigma. (Muito bem. Formulou a tese)

Antes de tudo, há o problema do descaso social que alastra o preconceito na sociedade brasileira. Na série "The Glory", a personagem principal foi vítima de um violento bullying na escola, por conta disso acaba até abandonando os estudos, seus colegas a enxergavam como um brinquedo que podiam humilhar de todas as formas possíveis. Sob tal ótica, pode-se notar que as pessoas na contemporaneidade ainda são cheias de preconceitos, muitas vezes ausentes de empatia, marginalizam seus colegas da escola sem nenhum motivo aparente e causam sequelas que durarão por toda a vida da vítima. Consequentemente, a visão míope e deturpada da sociedade é responsável por formar um corpo social negligente e indiferente com os entraves vivenciados pelas pessoas que sofrem ou sofreram violência escolar, ocasionando a fixação de práticas nocivas para o país. (Melhore a apresentação da discussão. Delimite as ideias)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante observar que a inércia governamental é uma das principais barreiras para extinção do bullying nas terras tupiniquins. Confúcio - filósofo chinês - afirma que não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Seguindo essa linha de raciocínio, no Brasil há uma grande soma de falhas - tal qual a ausência de políticas públicas mais rigorosas para defender as vítimas de bullying - que se tornam novos erros, uma vez que o Estado não atua para se corrigir. Por conseguinte, a partir do momento que o Estado é passivo e negligente, as autoridades são responsáveis tanto por estabelecer um equivocado cenário de quebra de direitos previstos pela Constituição Federal de 1988 - a dignidade da pessoa humana deve ser garantida -, quanto por criar um cenário de desvalorização das vítimas de bullying. Desse modo, a postura governamental é responsável por perpetuar a manutenção do bullying nas escolas brasileiras.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indubitável que o Estado deve fazer algo para mudar o atual cenário do país. Sendo assim, é dever do Ministério da Educação a criação de diretrizes mais restritas para que os estudantes compreendam que bullying é crime, por meio de campanhas e reprimendas rígidas, a fim de criar escolas sem práticas violentas. Dessa maneira, conforme Oscar Wilde diz, o Brasil progrediria. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200