Na obra "Olhos d' água", de Evaristo Conceição, é abordado os diversos problemas sociais enfrentados pela população brasileira, como a luta por poder e desigualdade de classes. Na mesma lógica do que foi apresentado no livro, as situações problemáticas continuam até mesmo no ambiente escolar, junto a falta de projetos do governo, (Melhore a construção de sentido) levam a prática persistente do bullying nas escolas do Brasil.
As vítimas sobre este assunto são principalmente aqueles em situações vulneráveis ou participantes de minorias, os quais sofrem constantemente com intimidações e agressões. Levando em consideração a invisibilidade de tal problema, os agressores não questionam as normas e consequências de seu atos, dessa forma, persistindo com suas ações e atitudes. Além disso, a falta de conhecimento da forma de como lidar com o bullying, por parte da direção dos colégios (Vírgula) é causada pela negligência do governo sobre esses assuntos. Por conta de tal desconhecimento, os agressores acabam saindo impunes de seus atos, havendo assim, (Sem vírgula) uma quebra do contrato social de John Locke, no qual o Estado, ou instituição, deve manter a ordem e direitos sociais dos cidadãos assim como sua liberdades. De acordo com o artigo da Harvard Review of Psychiatry as vítimas, na fase adulta, apresentam uma chance quase 20 vezes maior de desenvolverem ansiedade e depressão. Tais dados, (Sem vírgula) demonstram a urgência de uma solução para este problema, caso contrário, a sociedade passará por uma crise pelo aumento no caso de suicídios e de pessoas com transtornos psicológicos.
(Melhore a estratégia coesiva) A negligência governamental em relação ao aumento nas ocorrências de casos de bullying cria um ambiente caótico nas escolas, levando estudantes, vítimas destes, a desenvolverem problemas psicológicos que persistiram até a fase adulta. Dessa forma, o governo federal com apoio do corpo docente dos colégios devem iniciar projetos, nos quais haja a conscientização dos estudantes sobre os perigos do bullying, além determinarem maneiras adequadas de combater os casos e, portanto, criando um ambiente seguro para todos nas escolas. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |