De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), "todas as crianças e adolescentes gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana". Entretanto, tais direitos não estão sendo respeitados e cumpridos nas escolas do Brasil. Logo, a prática pesistente do "bullying" nos estabelecimentos de ensino tem gerado discussões sobre a falta de segurança nas escolas e o descaso de políticas públicas em defesa dos discentes. (Muito bem. Formulou a tese)
Incialmente, os casos de "bullying" têm sido recorrente tanto nas escolas públicas quanto no ensino privado, colocando em evidência a falta de segurança nesses estabelecimentos de ensino. Dessa maneira, recentemente, um aluno foi brutalmente agredido e faleceu após dar entrada no hospital na cidade de Praia Grande (Vírgula) no estado de São Paulo, familiares relataram que o jovem de 13 anos de idade sofria "bullying" dos colegas da escola. Sob essa ótica, é notável que os casos de violência dentro dos estabelecimento de ensino tem aumentadado, conforme dados estatísticos da Agência Brasil," em 2023, a violênica nas escolas teve um aumento de cinquenta porcento em relação ao ano anterior", (Justaposição) isso é um resultado da falta de segurança do Estado e a frágil punição ao alunos infratores (Melhore a apresentação dessa discussão).
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro aspecto relevante, (Sem vírgula) é o descaso de políticas públicas para frear o crescente aumento do "bullying" nas escolas. Desse modo, faltam programas dedicados ao bem-estar do alunos, como a exemplo, o programa preventivo "Abrace" que é a criadora do evento "Escola Sem Bullying", é uma metodologia exclusiva de prevenção e combate ao "bullying", disponibiliza profissionais capacitados, produz e publica livros e materiais didáticos exclusivos que abordam a temática (Melhore a apresentação da discussão). Nesse contexto, todos os setores têm que se mobilizar, como o MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina), que em seu site disponibiliza todo um material informando a respeito "bullying" nas escolas, quem são os autores, as vítimas e como minimizar a ocorrência desse crime. (Discussão pertinente. Melhore a abordagem)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a prática do "bullying" nas escolas é um realidade lamentável no Brasil. Sendo que nos últimos anos, (Sem vírgula) têm sido veiculado nos jornais e mídias em todo o país esse crime. Uma solução para que diminue a incidência desse ato, seria a família, a escola e o governo realizasem palestras para explicar como o "bullying" afeta e destroi jovens e que de fato é um crime essa prática. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |