Aldous Huxley defende que : "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados" . Tal perspectiva é verificada na prática do bullying nas escolas do Brasil, que persiste há gerações. Nesse sentido, observa-se um delicado problema que tem como causa a omissão escolar e a formação familiar.
Dessa forma, em primeira análise, a falta de discussão é um desafio presente na questão. Djamila Ribeiro afirma : "Para pensar soluções para uma realidade devemos tirá-la da invisibilidade" . Porém, há um silenciamento instaurado na estagnação do combate ao bullying vivido no ambiente escolar, visto que a maioria dos professores omitem ou ignoram situações de intimidação acontecidas em sala de aula e não denunciam esses fatos para os pais ou superiores devido ao medo ou falta de conhecimento, contribuindo para a permanência das atitudes dos discentes (Cuidado com esse tipo de afirmação). Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela como defende a pensadora.
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a incumbência da família na construção do indivíduo é um entrave no que tange o problema. Mário Sérgio Portella explica que a educação é papel da família . Entretanto, há uma lacuna na falha da função de ensino visível na sociedade brasileira , uma vez que os próprios pais utilizam do amedrontamento e da chacota como meios de educar, tornando-se o principal exemplo para os seus filhos de como agir no meio coletivo. Logo, inverter o modo de agir dos pais é urgente .
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema . (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Para isso, o Poder Público deve investir na formação dos professores, por meio de destinação de verbas, a fim de reverter o mal posicionamento deles nas relações estudantis. Paralelamente, é preciso agir sobre a atuação dos pais no desenvolvimento da formação do indivíduo como cidadão, através de palestras com psicólogos com o intuito de concientizá- los sobre os danos do assunto em questão . Tal ação, pode ainda ser trasmitida nas redes sociais do governo para que a população tome conhecimento. Dessa forma, contribuindo para que os fatos se tornem evidentes e não ignoradosl. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |