As mulheres vêm acumulando conquistas significativas em um mundo pautado majoritariamente na visão masculina. Cada vez mais vemos personalidades femininas assumirem posições de destaque nos negócios, como é o caso da estilista latino-americana Carolina Herrera, responsável por liderar uns dos grandes impérios da moda. Todavia, casos como esse são exceção e o empreendedorismo ainda é um privilégio, em sua maioria, dos homens. (Formule a tese)
Os resquícios do patriarcado persistentes na sociedade pós-moderna impõem obstáculos à emancipação feminina, impedindo posições de igualdade entre os gêneros. Apesar de lhes ser conferido o direito à educação, as meninas continuam sendo doutrinadas às responsabilidades domésticas em detrimento da carreira. Fato esse que não só limita o papel da mulher, mas também sua perspectiva de vida.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as mulheres possuem menor poder aquisitivo em relação aos homens, o que impacta na capacidade de empreendedorismo delas. Embora ambos possam ocupar a mesma posição, os homens apresentam maiores salários e gozam de maior credibilidade perante a sociedade. Essa estrutura desigual dificulta a ascensão feminina, como vivenciou a Nobel karikó que enfrentou anos de sucessivas negativas de financiamento para a sua pesquisa, a vacina de RNA mensageiro. (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Não suficiente, àquelas que se aventuram no empreendedorismo, há outro obstáculo a superar, a jornada dupla de trabalho. As responsabilidades domésticas são delegadas, de forma quase que exclusiva, às mulheres. Devido a isso, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 40% das entrevistadas dedicam menos de 40 horas semanais à vida profissional.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, torna-se evidente a existência de uma estrutura enraizada por trás do empreendedorismo tímido feminino, o machismo. Para que mais mulheres possam chegar a posições de destaque, faz-se necessário o acesso, de ambos os sexos, à educação igualitária, de qualidade e disruptiva, capaz de romper com antigas estruturas de preconceito. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |