[Sem título] - Banco de redações


Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

Enviada em: 23/04/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na animação infantil “A Princesa e o Sapo”, é retratada a história de uma jovem que, desde criança, junta suas economias para criar o seu próprio negócio: um restaurante. Em contrapartida (Vírgula) na sociedade brasileira, muitas mulheres não conseguem ter o mesmo desempenho que a protagonista do filme, pois se encontram num cenário de grande desvalorização à atividade empreendedora. Essa problemática se deve principalmente pela metodologia escolar ultrapassada e exíguo suporte estatal às empreendedoras; (Ponto final)

É crucial, a princípio, entender os desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino sob a perspectiva de que, (Sem vírgula) o método da escola brasileira está obsoleto, isso por que ele não prepara de forma proativa e eficaz as alunas e mulheres para empreender. Na música “Estudo Errado”, Gabriel Pensador incentiva o desenvolvimento de escolas que fujam do tradicional. Nesse cenário percebe-se que as escolas priorizam o ensino tecnicista e não buscam promover o interesse dos jovens por atividades comerciais e financeiras. Logo, enquanto o ensino for específico as disciplinas acadêmicas for a tendência, sem experiências práticas, as atividades das empreendedoras não serão plenamente incentivadas no Brasil. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sob um segundo olhar, deve-se pontuar que o Estado deve dar um suporte ao empreendedorismo feminino, como uma forma de inclusão, igualdade e justiça social, pois essa prática além de crucial para o desenvolvimento econômico de um país, uma vez que, a partir da geração de emprego e renda, proporciona um quadro de melhores condições de vida e oportunidades para igualdade de gênero, conforme Thomas Hobbes em seu livro “Leviatã”, defende que, (Sem vírgula) o Estado deve assegurar meios que proporcionem o progresso comum. No entanto, apesar de sua importância, a atividade empreendedora feminina ainda não é tão valorizada no Brasil, porquanto excessivas cargas tributárias são impostas as novas atuantes no mercado de trabalho. Com toda essa dinâmica é ilógico pensar que, num país que se consagra em desenvolvimento como o Brasil, o empreendedorismo seja colocado em segundo plano. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é preciso, pois, superar a gênese dos desafios enfrentados pelo empreendedorismo feminino, e ainda concomitantemente criar oportunidades para que essa prática seja incentivada no tecido social. Portanto é preciso que o Ministério da Educação e do Comércio, em tratativas com as Escolas Estaduais e municipais atualizem os conteúdos escolares fomentando os negócios e desenvolvendo ideias inovadoras para o público feminino. De outro giro, o Ministério das Mulheres também deve subsidiar programas e investir em capacitação, impulsionando o empreendedorismo feminino, orientando e inspirando as empreendedoras rumo ao sucesso, afinal quando uma mulher empreende, ela gera emprego e renda, faz a economia girar e encoraja a participação de outras mulheres nos negócios, para que o que ocorreu com a jovem da representação cinematográfica se torne realidade nesse país.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200