Segundo dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil figura entre os 10 países com o maior número de donas de seus próprios negócios. Em 2022, chegou a uma marca histórica de mulheres frente a um empreendimento. O empreendedorismo feminino tem se destacado como um campo de enorme potencial, mas não sem enfrentar uma série de desafios significativos.
O pouco acesso à educação financeira é um desafio significativo que muitas empreendedoras enfrentam em suas jornadas. Muitas vezes, essa carência de conhecimento financeiro e a falta de confiança podem levar a decisões financeiras prejudiciais para seus negócios (Melhore a apresentação dessa discussão). A falta de confiança também se torna um desafio muitas vezes levando à autocobrança excessiva.
(Melhore a estratégia coesiva) O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é uma preocupação frequente para empreendedoras, que muitas vezes precisam lidar com múltiplas responsabilidades, incluindo família e negócios. Essas mulheres, em grande maioria, tem dupla jornada tendo que administrar sua empresa e ainda cuidar da casa e dos filhos, tornando muito exaustivo e em desigual competitividade. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Estado precisa criar políticas públicas, como o acesso a ferramentas de aprendizado, assim as empreendedoras podem tomar decisões financeiras mais eficazes, fortalecendo seus negócios e sua autoconfiança somente com melhorias nos quesitos comportamentais e técnicos que elas poderão se sentir mais confiantes em exercer o trabalho que almejam, e também rede de apoio, como creches com horários mais flexíveis, para que o desafio de empreender se torne mais leve para mulheres. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |