O quadro expressionista "O Grito", do pintor norueguês Edward Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos nos semblantes de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, o sentimento de milhares de mulheres assoladas pela questão de como manter-se e se posicionar no domínio do empreendedorismo é, amiudamente, semelhante ao ilustrado pelo artista.
A princípio, é imperioso notar que o machismo potencializa a desigualdade de gêneros. Esse contexto exemplifica uma das frases, (Sem vírgula) do livro "A Coragem de ser Imperfeito", de Brené Brown: “A vulnerabilidade é a nossa medida mais precisa de coragem”, que presente na sociedade e não como limitadora de atuação do homem ou da mulher. Sob essa ótica, devido à baixa atuação da mulher em negócios, a prima de questões históricas em descrer a capacidade feminina frente à funções classificadas aos homens. Nessa perspectiva, faz-se imprescindível mudança desses pensamentos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar a questão de vibializar financiamento às mulheres, fator que contribui para a manutenção deste desequilibrio nos investimentos de novos empreendimentos. Por isso, de acordo com dados do SEBRAE, com uma iniciativas especifica de investimentos para esta parcela, foram mais de 10 milhões de mulheres empreendendo no segundo semestre de 2022. Diante de tal exposto, costatou-se algarismos assertivos, e as gestoras demonstram números positivos, contudo têm grandes desafios a enfrentar num mercado misogino, em pleno século XXI. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto são necessárias medidas capazes de mitigar atitudes machistas. Dessarte, a fim de uma sociedade diferenciada na composição e igualitária nos direitos e oportunidades, a fim de um desenvolvimento em todos as esferas do Estado , e é preciso que o Governo por meio das suas instituições e ,também, da sociedade realizem um trabalho em direção ao progresso humano, que reverberá na sociedade, no crescimento do país. Espera-se, assim (Vírgula) que os sofrimentos retratados por Munch delimite-se apenas no plano artístico. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |