No artigo 3 da Constituição Federal de 1988, um dos objetivos da República Federativa do Brasil é o combate à assimetria social. Assim, mostra-se relevante pensar nos desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino, no qual nota-se que é um empecilho mal discutido na coletividade devido ao seu pouco tempo em relação a sobrecarca de afazeres domésticos e a direitos desiguais. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, vale destacar que mulheres empreendedoras acabam exercendo pouco tempo em seu trabalho empresarial e em sua vida pessoal, por posições que a coletividade posiciona à mulher. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reafirmou que a carga de trabalho domésticos para mulheres brasileiras é superior a dos homens. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que existe uma diferença entre gêneros, em outras palavras, não possuem direitos iguais, como por exemplo, o pagamento salarial que não apresenta uma divisão igualitária. Para o escritório Ariano Suassuna, a injustiça social é muito difícil de ser vencida em um país com tanta assimetria social dividida em privilegiados e despossuídos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, para que as mulheres tenham direitos iguais, é necessário que o Governo, junto ao Conselho Nacional dos Direitos Femininos invista mais no tempo em relação a sobrecarca de afazeres domésticos e a direitos desiguais, criando programas que possam solucionar o machismo e áreas que acolham os cidadãos e resolva a questão de assimetria social, sendo assim, poderemos ter um começo de igualdade entre os gêneros. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |