O empreendedorismo feminino pode ser amplamente definido como o protagonismo das mulheres frente à empresas e projetos, seja como idealizadoras ou desempenhando papéis de liderança. Assim, mostra-se relevante pensar nos desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino, uma vez que a auto cobrança e a remuneração desigual configuram as maiores problemáticas desse cenário.
De início, é notório destacar a remuneração desigual. Isso porque a brecha salarial é de 20%, ou seja, mulheres ganham aproximadamente 80% em remuneração que os homens recebem, exercendo as mesmas funções. (Explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar as cobranças relacionadas à família. E isso pode se tornar uma questão que atrapalha ou impede a mulher de exercer o empreendedorismo feminino. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Com o objetivo de minimizar os desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino (Vírgula) é dever do governo criar iniciativas empreendedoras para aumentar o mercado e gerar mais empregos. Outrossim, cabe à sociedade ajudar com manifestações para fortalecer a importância do tema. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |