Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino - Banco de redações


Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

Enviada em: 22/04/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O empreendedorismo feminino nos últimos dias tem crescido cada vez mais, trazendo consigo os desafios e oportunidades presentes nos ambientes dos negócios. Nesse sentido, apesar das redes de apoio voltadas para empreendedoras se mostrarem uma oportunidade vital para a sustentabilidade dos negócios, ainda é necessário combater o indesejável e persistente problema da desigualdade de gênero presente nesse meio mediante a políticas públicas.

Nesse sentido, é pertinente evidenciar que uma boa rede de apoio é uma oportunidade indispensável para o crescimento das empreendedoras e de seus negócios, uma vez que a jornada da mulher nesse ramo pode ser um tanto solitária. De acordo com a professora e pesquisadora, Brené Brown, expressar “a fragilidade é a chave para a conexão[...]”. A afirmação de Brown nos ajuda a entender como as mulheres empreendedoras encontram nas dificuldades e facilidades de seus negócios oportunidades que visam oferecer sustentabilidade, capacitação e inovação para outras empreendedoras por meio de redes de apoio. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, apesar do crescimento da participação das mulheres na área dos negócios, empresas encabeçadas pela figura feminina são tratadas com certa rejeição e descredibilidade de investidores-anjo - um claro reflexo da desigualdade de gênero. Uma prova desse cenário foram os dados de um levantamento realizado pela plataforma Distrito, no qual, (Sem vírgula) aponta que startups lideradas só por mulheres receberam apenas 0,04% dos valores aportados no mercado brasiileiro em 2020. Desse modo, mitigar a disparidade de gênero por meio de políticas, promevendo a inclusão da mulher nos negócios, são prioridades de primeira ordem.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em face do exposto, o empreendedorismo feminino se mostra uma terra fértil para oportunidades como as redes de apoio, trazendo capacitação e sustentabilidade para as iniciativas femininas. Por outro lado, o simples fato de um negócio ser gerido por uma mulher, (Sem vírgula) já é motivo de desconfiança. Portanto, é dever de entidades governamentais como o MEMP e o Ministério da Mulher - no caso do Brasil - elaborar políticas e iniciativas como a ampliação de acesso a crédito e educação financeira, a fim de mitigar os danos causados pela desigualdade de gênero e contribuir para impactos positivos na economia e sociedade. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200