Comumente mulheres se queixam, em tom de brincadeira, que um dia poderia ter mais de vinte e quatro horas, pois apenas essa quantidade não tem sido suficiente para elas. No Brasil, mais da metade dos trabalhadores informais são mulheres, refletindo-se, assim, em desafios e oportunidades para o empreendedorismo feminino nacional. (Melhore a contextualização do tema)
Encarregadas muitas vezes da educação dos filhos e também dos afazeres domésticos, torna-se complicado conciliar tantas tarefas com o trabalho. Essa falta de equilíbrio faz com que muitas encontrem na informalidade uma maneira de lidar com todo esse problema vivido. Contudo, pesquisas sobre a economia brasileira revelam como a presença feminina em cargos empresariais trazem bons resultados. Outro atributo feminino, quando comparado ao dos homens, é o maior tempo de estudos. É comum que elas se especializem mais, logo, o trabalho tem mais chances de ganhar mais qualidade.
(Melhore a estratégia coesiva) O governo, por conseguinte, com a finalidade de auxiliá-las a sair da informalidade, deveria implementar programas de apoio com o intuito de aumentar sua capacitação através de cursos técnicos específicos de acordo com cada região. Ademais, divulgar nas redes sociais informações sobre esses projetos. Dessa forma, mais oportunidades seriam criadas para solucionar a desigualdade de gênero no ambiente de trabalho. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |