No filme “Minha mãe é uma peça”, são demonstradas as dificuldades de Dona Hermínia em equilibrar a vida de mãe e a vida profissional. Analogamente, na atual sociedade brasileira, as mulheres empreendedoras enfrentam desafios semelhantes aos da protagonista do filme, o que atrasa o seu progresso no ramo. Isso ocorre devido às raízes da sociedade patriarcal e à omissão governamental.
Em primeira análise, é essencial destacar que a permanência da visão patriarcal agrava os desafios enfrentados por essas mulheres. Tal acontecimento remonta ao Período Colonial, no qual a população feminina tinha como função social apenas a reprodução e o trabalho doméstico. Nesse contexto, percebe-se que essa visão persiste na sociedade contemporânea, em que as mulheres ainda carregam o fardo das tarefas domésticas e do cuidado dos filhos. Isso acarreta obstáculos como a jornada dupla para as empreendedoras, conforme é vivenciado pela personagem do filme (Melhore a apresentação dessa ideia). Assim, o pensamento patriarcal dificulta a valorização das mulheres empresárias.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar a negligência estatal como obstáculo para o empreendedorismo feminino. Sob esse viés, Zygmunt Bauman utiliza o termo “Instituição Zumbi” para se referir às entidades que não cumprem seu papel previsto na Carta Magna. Nesse sentido, o Poder Público é um exemplo do pensamento do sociólogo, visto que há falta de políticas públicas que incentivem as mulheres a criar novos negócios e que auxiliem a manter esses, medidas que garantiriam a igualdade laboral às empreendedoras. Logo, a inércia governamental é um dos desafios do empreendedorismo feminino.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se evidente a necessidade de novas medidas para a problemática. Desse modo, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por implementar políticas públicas, criar subsídios para as mulheres empreendedoras, por meio de verbas governamentais, com o intuito de assegurar um trabalho bem remunerado e digno às mulheres como a Dona Hermínia. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |