Na obra "Utopia" (Vírgula) de Thomas More (Vírgula) é retratado o cenário ideal de uma sociedade, no qual a consciência coletiva e a eficiência estatal são cruciais para o progresso da nação. Porém, na realidade, é fato que as mulheres enfrentam obstáculos para se inserirem no mercado empreendedor, já que, (Sem vírgula) o Brasil é uma nação alienada e passiva. Nesse sentido, os principais precursores para esse problema são os órgãos governamentais e as instituições de ensino.
Dessa forma, em primeiro plano, destaca-se as falhas do governo em tratar do assunto. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o cidadão sede sua confiança ao Estado, que deve fornecer condições necessárias para sua sobrevivência, o que não é levado a sério pelos políticos. Isso é decorrente, (Sem vírgula) devido à falta de políticas públicas que incentivem o empoderamento feminino, assim, fica difícil vencer o problema em um sociedade que tem o passado enraizado em um sistema patriarcal. Posto isso, é evidente que a presença feminina no empreendedorismo é muito pequena.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, em segundo plano, as lacunas escolares também são motivos de obstáculo. De acordo com o filósofo polonês, Zygmunt Bauman, as instituições deixaram de exercer sua função social e passaram a atuar como "zumbi". Nesse viés, destaca-se as instituições de ensino, que deveriam fornecer uma educação de qualidade para que os jovens, principalmente as meninas, saíssem da escola com uma mentalidade empreendedora, entretanto, a falta de incentivo nesses espaços de ensino são frequentes. Logo, os indivíduos do sexo feminino saem da escola com um pensamento pessimista, de que a área do empreendedorismo é dominada pelo sexo oposto. (Melhore a apresentação da discussão)
Contudo, diante do que foi exposto, fica evidente de que esse problema social precisa de uma solução. Assim, cabe ao Ministério da Educação, responsável por garantir o estudo de qualidade do país, junto com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, a criação de uma lei que obrigue as instituições educativas aplicarem uma matéria sobre empreendedorismo, dando ênfase e incentivo para inclusão de meninas nesse mercado e garantir a igualdade social de todos. (Truncamento) Para que assim, seja possível transformar a sociedade e dar oportunidades iguais para todos que compõem a nação brasileira.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |