[Sem título] - Banco de redações


Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

Enviada em: 20/04/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na Constituição (Vírgula) artigo 5, todos têm direitos à saúde, à educação, serviços básicos, lazer e trabalho, infelizmente nem todos os direitos estão sendo garantidos. (Truncamento) Principalmente para as mulheres no requisito do trabalho, na sociedade elas passam por um cenário de invisibilidade perdendo oportunidade do empreendedorismo. Dessa forma, isso ocorre tanto pelo desafio da falta de um coletivismo, quanto pela luta contra o patriarcado. (Melhore a contextualização do tema)

Diante desse cenário, é importante destacar a falta de coletivismo social, impactando a invisibilidade das mulheres na contemporaneidade. Em consonância, pode citar o sociólogo Émile Durkheim, em uma das suas teorias ele retrata a falta do coletivismo, isso é, a falta de representatividade do pensamento coletivo. Dessa forma, as pessoas pensam mais no individual, em vez de uma coletividade, isso se torna um desafio para as mulheres poderem se realizar seus papéis, suas ideias, demonstrarem suas opiniões no âmbito do trabalho. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a necessidade de lutar mais contra o patriarcado, que contribui para a exclusão da visibilidade feminina (Melhore a construção de sentido). No século XIX, ocorreu o movimento sufragista, momento muito importante para a conquista do direito ao voto, desde esse momento houveram várias lutas pelo direito de todas as mulheres. Infelizmente ainda é necessário muito mais para as mulheres se tornarem visíveis, pois a sociedade ainda vive em um cenário enraizado do patriarcado, tal cenário pode ser visto no filme da Barbie, em que a maioria dos proprietários da marca eram homens em vez de mulheres. Consequentemente, em que homens em porcentagem então mais em áreas importantes e de respeito, como na área política em vez de mulheres capacitadas, em que se encontrada como secretário ou outra área inferior, tornando-se um desafio para elas. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Brasil tome medidas para reverter o cenário atual. Com isso, é importante que o Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, órgão responsável pela defesa das classes em minoria e pela participação da inclusão dela na política, com a participação do Poder Legislativo. (Truncamento) Devem criar uma lei para o aumento obrigatório das mulheres do âmbito do trabalho nas áreas de maior ascensão, por meio de leis e decretos. Logo, finalmente as mulheres terão oportunidade no empreendedorismo e estarão em áreas que merecem por dignidade. Além disso, aumentar as ideias do coletivismo, com isso, deve (Vírgula) através do Ministério da Educação, promover o trabalho em equipe, um pensamento mais coletivo, para assim, (Sem vírgula) em um futuro os jovens serão mais compreensivos na sociedade. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Explore as discussões com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200