No filme “A Princesa e o Sapo”, uma das mais famosas produções da mais reconhecida The Walt Disney Company, é apresentada a história de uma garota do subúrbio de Nova Orleans (Vírgula) nos Estados Unidos, que almeja realizar o sonho do pai e abrir por conta própria seu restaurante, mas que enfrenta terríveis adversidades para que isso aconteça. Do mesmo modo que é retratado no filme infantil, nos dias de hoje é fácil de encontrar mulheres que encaram o mesmo desafio diariamente, se submetendo a uma vida de jornada dupla e se arriscando no mundo dos negócios sem apoio.
Quanto mais se dedicam aos seus negócios, mais se torna visível a luta cansativa em que vivem as mulheres, uma vez que essas se veem obrigadas a sujeitar-se a uma jornada dupla, que envolve o trabalho, cuidados com a casa e com a família, fazendo dessa forma que tenham menos tempo para se doar ao seu empreendimento. (Melhore a apresentação da discussão. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitas mulheres precisam lidar com a falta de suporte familiar e profissional. De acordo com um levantamento do Sebrae, no cenário total de negócios comandados por mulheres, 9 a cada 10 empreendedoras comandam suas empresas sozinhas. (Truncamento) O que muitas vezes desmotiva as empresárias.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe à sociedade em geral, (Sem vírgula) demonstrar o seu apoio dentro e fora de casa às mulheres que sonham com o seu comércio. Assim como, devesse as autoridades criar projetos e campanhas que ofereçam auxílio as empreendedoras que se veem sós no mundo dos negócios. Dessa forma, será promovida não só a igualdade de gênero no mundo empresarial como também a inovação e crescimento econômico. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo o desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |