O Empreendedorismo feminino, (Sem vírgula) surgiu durante a primeira e segunda Guerra Mundial, pois muitos homens que foram para guerrear, não voltaram. Assim, emergiu o Empreendedorismo Feminino, havia uma necessidade de que mulheres fossem trabalhar para sustentar seus filhos e sua casa. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Já no Brasil, começaram os estudos sobre o empreendedorismo feminino, no final do ano de 1990, até os dias atuais ainda se estudam sobre o assunto, que crescendo e chamando atenção suas estatística (Melhore a coesão) . Fernando Dolabela e José Dornelas estão entre os dois autores mais citados na literatura brasileira sobre o empreendedorismo feminino. Fernando Dolabela citou em uma entrevista um dos seus pensamentos sobre o empreendedorismo: - "Empreendedorismo é a capacidade das pessoas, por meio de inovação, oferecendo valor para as demais, em qualquer área." (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) No dia 19 de Novembro, é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino, para homenagear e incentivar que todas são capazes de possuir seu negócio, independente do que sejam, todas são capazes. Atualmente, no mercado brasileiro, as mulheres representam 48,7% do mercado empreendedor. Esse dado foi revelado pela Global Entrepreneurship Monitor, que possui mais 30 milhões de mulheres liderando empreendimento no país.
(Melhore a estratégia coesiva) Entretanto, as mulheres possuem várias desafios no dia a dia, pois apresentam auto cobrança e auto confiança, a dificuldade de conciliar a maternidade com o trabalho, nem todas as mulheres portam rede de apoio. Luisa Trajano, presidente da Magazine Luiza, aconselha as mulheres a ter metas ousadas ao entrar ao mundo dos negócios. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reelabore e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |