Apresentada como uma pesquisa da qual demonstra ambiguidade na sua colocação, os obstáculos encontrados por questões de gênero e raça é algo enraizado, sendo imposto pela convivência familiar e social. A presença de barreiras sendo capital, burocráticas ou impostos se apresentam para todos os gêneros ou sexos, mas a discriminação, preconceito, indiferença é mais presente contra mulheres e LGBTQIUV (Cuidado com o tangenciamento), pois são vistas como incapazes ou por quesito religioso de escolha de gênero, a balança e avaliação que mulheres e homens passam em entrevistas é diferente a vida pessoal e profissional do sexo feminino é sobreposto ao currículo dela a avaliação não é sobre a capacidade ou intelectualidade (Vírgula) mas o tempo que ela dispõem. É extremamente abusivo o tempo cobrado, podendo acarretar em um burnout, as horas impostas como uma avaliação de quem beneficia mais as empresas, de trabalho parece correto, e errado o empregado não conseguir beneficiar, e aderir as expectativas de tempo de serviço, podendo ocasionar um sobrecarregamento mental e emocional, não importa o ser humano trabalhando doente ou adoecendo, somente os seus resultados questões culturais também são levantadas como a divisão de afazeres domésticos sendo os homens menos responsáveis pelo cuidado e acompanhamento de crescimento dos filhos, sendo interposto como dever da mulher os afazeres de casa. (Não compreende a estrutura do texto)
Conclui-se que as dificuldades apresentadas não se distanciam de séculos atrás onde as mulheres eram vistas e continuam sendo colocadas como cuidadoras do lar, e o homem o provedor financeiro, mas esta estrutura precisa ser quebrada dentro do âmbito familiar , a cultura e diferenças sociais introduziu na sociedade um comportamento de quem mora no Sul é diferente do morador do Nordeste, discordo da necessidade de disponibilidade de tempo maior feminino para o trabalho e assim maior participação do sexo masculino dentro do contexto pessoal, para diminuição de doenças mentais, maior bem-estar e saúde. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Elabore um projeto de texto.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 360 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |