Durante as duas grandes guerras, muitos dos homens que foram representar suas nações acabaram não retornando para seus lares. Com tantos indo para a guerra e não voltando, as mulheres, sejam elas irmãs, mães ou filhas, não tinham mais o provedor do lar. Entretanto, os governantes destas nações perceberam que as fábricas estavam defasadas pela falta de mão de obra. Por esses dois motivos, as mulheres começaram a ingressar no meio industrial. Durante muitas décadas, as mulheres não tiveram inúmeros direitos. Desta forma, para muitos, ver uma mulher no comando de uma empresa é algo incomum, mas que vem ganhando força no momento atual, embora também enfrente desafios como a falta de representatividade feminina e educação financeira. (Melhore a contextualização do tema)
A pouca representatividade é um desafio significativo no empreendedorismo feminino, pois muitas vezes as mulheres empreendedoras não encontram modelos de referência que compartilhem suas experiências e desafios, levando muitas delas a desistirem de seus sonhos por falta de apoio moral. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) O pouco acesso à educação financeira é outro desafio significativo que muitas empreendedoras enfrentam em suas jornadas. Frequentemente, a falta de conhecimento financeiro e a ausência de confiança podem levar a decisões financeiras prejudiciais para seus negócios, resultando até mesmo na falência. (Reestruture e explore mais essa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) É essencial promover ativamente a diversidade e a inclusão em todos os setores empresariais, criando ideias para enfrentar esses desafios ligados à educação financeira direcionada às empreendedoras. Isso inclui participar de programas de capacitação que ensinam conceitos financeiros essenciais, como orçamentação, investimentos e gestão de fluxo de caixa. De certa forma, as mulheres estão avançando. O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil é de crescimento. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% durante a pandemia, e o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais. Isso é apenas uma amostra de como este gênero está entrando com força no mercado empresarial. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |