Ser mulher não deveria ser um fardo - Banco de redações


Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

Enviada em: 14/04/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra literária "Sem Coração" (Vírgula) de Marissa Meyer, nos é apresentada a trajetória de Cath, futuramente conhecida como a rainha de copas, a filha de uma família nobre, que sonha em abrir uma confeitaria ao lado de sua melhor amiga Mary Ann. No entanto, esse sonho se vê longe e cheio de obstáculos. (Truncamento) Não apenas, (Sem vírgula) por pertencer a uma família nobre. Mas, principalmente por ser mulher. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Tal como no livro, as mulheres se veem em desvantagem na busca de seu espaço dentro do empreendedorismo. (Truncamento) Pois, devem não apenas se dedicar aos negócios, mas também ao espaço familiar, como filhos e os próprios afazeres domésticos, que muitas vezes recai ao seus cuidados, o que torna tudo ainda mais exigente e desafiador. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, podemos acrescentar que, embora esta realidade seja desanimadora, não devemos esquecer a clara evolução da realidade feminina. Assim como, (Sem vírgula) as inúmeras conquistas alcançadas ao longo dos séculos e, (Sem vírgula) as oportunidades abertas a elas. Bem como, a Independência financeira e aumento da auto estima em ser capaz de administrar algo próprio e levar inspiração a outras mulheres. (Melhore a coesão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, mesmo que ainda não seja a perspectiva ideal, há uma evidente mudança de cenário se comparado ao início da sociedade como conhecemos. Toda via, se vê necessário ao Poder Público a intervenção por meio de projetos voltados a estas mulheres empreendedoras, visando incentivar e auxiliar em sua trajetória empressárial. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, evitando uma abordagem limitada. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200