Na telenovela "Fuzuê", localizada na rede Globo, a protagonista Luma era uma mulher empreendedora no ramo de jóias, ela enfrentava vários desafios para sustentar o seu negócio, porém ser empresária trouxe também grandes oportunidades. Nesse contexto, o empreendedorismo feminino tem obstáculos e possibilidades no mercado de trabalho. Logo, é fundamental fazer a análise da desigualdade de gênero e o crescimento salarial dessa problemática.
Diante desse cenário, um grande desafio do empreendedorismo feminino é a falta de igualdade de gênero. Sob essa ótica, no Período Colonial foi implantado o sistema patriarcal no país, que assegurava os cargos de liderança serem ocupados pela força de trabalho masculina. Assim, as posições de líder são predominantemente preenchidas por homens, porque o sistema mencionado beneficia a gestão masculina no mercado. Dessa forma, por consequência causa a desigualdade de gênero que é um obstáculo para empresárias em seus empregos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há diversas oportunidades às mulheres que administram o seu próprio negócio como o crescimento econômico. Sob esse viés, a youtuber Mari Maria introduziu a inovação criando a sua própria linha de maquiagem. Nesse sentido, ela divulga a marca nas redes sociais com o objetivo de aumentar o reconhecimento e compras dos produtos. Desse modo, a inserção de empreendedoras no mercado de trabalho, aliada com a criatividade (Vírgula) traz altas chances de crescimento salarial. Em virtude disso, o empreendedorismo proporciona oportunidades.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é notório os desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino. Em suma, o Estado- responsável pelo bem-estar social- deve criar políticas públicas de inclusão, por meio do Ministério do Trabalho, a fim de minimizar à desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Além do mais, o Ministério da Educação, (Sem vírgula) deve criar um projeto nacional, a fim de capacitar mulheres para emprender. Enfim, assim, será possível combater as barreiras enfrentadas por Luna e diversas mulheres no Brasil, e garantir oportunidades iguais na coletividade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |