"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos."(Declaração Universal Dos Direitos Humanos). (Melhore a coesão) Analisando o cenário atual, observa-se o crescente número de mulheres empreendedoras no Brasil, a desvalorização e desigualdade em relação ao trabalho das mulheres fez com que o empreendedorismo feminino tivesse um aumento significativo com o passar dos anos. Ademais, é preciso salientar a conciliação entre vida pessoal e profissional é uma questão que afeta diretamente as mulheres, que muitas vezes precisam lidar com a dupla jornada e a falta de suporte familiar. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Em primeiro lugar, vale ressaltar a problemática em relação às mulheres no mercado de trabalho em pleno século 21, a desigualdade e preconceito vêm crescendo cada vez mais ao contrário de reduzir. Dessa forma, o empreendedorismo feminino obteve um grande crescimento atualmente. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, faz-se necessário mencionar a falta de suporte familiar na vida de muitas mulheres brasileiras, a dedicação por conta da jornada múltipla, que envolve trabalho, cuidados com a casa e com a família, torna essa rotina diária cansativa e desgastante, fazendo com que muitas mulheres optem por abrir seu próprio negócio. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Cabe às autoridades valorizar o trabalho feminino igualmente. (Truncamento) Assim como, (Sem vírgula) apoiar mulheres empreendedoras para no futuro o Brasil se tornar um país democrático e igualitário. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões, evitando uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |