No filme " A Princesa e o Sapo " a protagonista Tiana (Vírgula) uma jovem trabalhadora , sonha em abrir o próprio restaurante de sucesso. Para que isso se torne realidade, ela se esforçou guardando cada centavo e sabia que teria muitos desafios pela frente . Fora da ficção, observa - se que as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, principalmente em cargos como donas de empresas. Mas (Ideia de truncamento) ainda existem inúmeros desafios enfrentados por elas e saber superá-los é a chave para esse grupo se destacar cada vez mais no mercado de trabalho. (Melhore a contextualização)
Em primeiro lugar, é importante mencionar que atualmente o Brasil está entre os 10 países com o maior número de donas de seus próprios negócios. Segundo o dados do IBGE (Desenvolva a sigla), no 3° trimestre de 2022 havia 10,34 milhões de empreendedoras no país. Entretanto, elas ainda enfrentam obstáculos significativos em sua jornada.
(Melhore a estratégia coesiva) Alguns exemplos disso são as jornadas múltiplas de trabalho, que a maioria delas tem que conciliar o trabalho e a vida pessoal,tendo em vista que muitas são donas de casa ; o preconceito ,isto é (Vírgula) os estereótipos de gêneros que ainda existem na sociedade ; a falta de incentivos pelos familiares , além disso , a dificuldade salarial pois no início de suas carreiras elas têm menos recursos financeiros para abrir seus negócios. E como exemplo, podemos citar Luiza Helena Trajano, que começou a trabalhar no varejo com apenas 12 anos; na época, a Magazine Luiza era uma pequena rede familiar em SP , aos 18 anos , ela assumiu os negócios da família e a transformou em uma das maiores redes varejistas do País. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Com base nos fatos apresentados , percebemos que ainda existem obstáculos no empreendedorismo feminino e pensado nisso o governo deveria fazer cursos gratuitos de capacitação feminina em áreas empreendedoras e programas de incentivo para atrair o público feminino a começarem seu próprio negócio e os canais de informações deveriam criar publicidades incentivando as mesmas.(Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |