Ao refletir sobre o empreendedorismo feminino (Vírgula) é elementar ponderar acerca do cenário desafiador que as mulheres vivenciam ao empreenderem. Neste sentido, defende-se que o ato de empreender é um instrumento de transformação social, pois atua como uma ferramenta de igualdade e inclusão em um mercado de trabalho pontuado por desigualdade de gênero. Para aprofundar-se no tema é necessário discorrer sobre os desafios e oportunidades que se apresentam neste contexto.
Certamente que o empreendedorismo feminino é fundamental para a cidadania pois se tornou uma forma de emancipação. Entretanto, independentemente do setor em que ingressam, as mulheres ainda encontram muitos desafios. Muitos deles estão relacionados com a desigualdade de gênero pois é perceptível que os homens ainda são considerados mais competentes, com recursos e visibilidade e isso se reflete em dados divulgados pelo IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde o percentual de empreendedoras está em 34% do total de negócios no País, ainda bem abaixo do percentual masculino. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, o empreendedorismo feminino está em crescimento com oportunidades em ampla escala devido a diversos fatores que favorecem a gestão de negócios. Esses fatores estão relacionados a algumas características femininas como sensibilidade, intuição, gestão do tempo e uma tendência a investir mais em capacitação, conforme evidencia pesquisa de 2018 do Global Entrepreneurship Monitor - GEM, onde as mulheres apresentam maior escolaridade : médio completo - superior, que os homens.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, verifica-se que há desafios, porém inúmeras oportunidades devido às potencialidades das mulheres. O Projeto para as mulheres lançado pelo SEBRAE-Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em 2018 deve ser ampliado. As políticas para as mulheres empreendedoras do Governo Federal devem ser mais abrangentes no que tange a incentivos fiscais, capacitação e apoio no combate a desigualdade de gênero. Desta forma, o empreendedorismo feminino será efetivamente uma ferramenta de igualdade, inclusão e transformação social. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |