O que nos vem à cabeça quando falamos sobre empreendedorismo feminino? Bem, geralmente negócios liderados por mulheres. Entretanto, o termo abrange mais do que apenas isso, pois representa uma luta do desenvolvimento e expansão de comércios femininos numa sociedade nascida no machismo. (Melhore a contextualização do tema)
Com impactos diretos na vida e estrutura social do cidadão brasileiro, é de se imaginar que todos, independente de gênero ou cor, possam empreender e investir. E isso soa possível, pois, ao observarmos dados levantados pelo Sebrae, descobrimos que o número de mulheres empreendedoras chegou a 10,3 milhões no terceiro semestre de 2022, enquanto a quantidade de empresárias que geram empregos subiu 30% de 2021 para o ano passado. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Porém, tal ideia é subvertida quando se tem em vista que nove a cada dez empreendedoras continuam comandando suas empresas sozinhas. Isso, somado ao fato de que a maior parte dessas mulheres possuem uma jornada de vida múltipla, que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), acaba levando cerca de 40% das mulheres a dedicarem menos de 40 horas semanais para o empreendedorismo e cerca de 21,1 horas semanais para afazeres domésticos. Enquanto que para os homens, cerca de 36% dos homens conseguem manter uma constância de mais de 40 horas semanais dedicadas ao trabalho e 11 horas semanais para afazeres domésticos. (Melhore a apresentação dessa discussão. Pertinente ao tema)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é de se notar o peso que mulheres que se arriscam no empreendedorismo precisam carregar, junto a constante pressão de uma sociedade machista que as desmoraliza e desmotiva. A solução, no entanto, seria na educação, com uma conscientização ainda na escola, o que poderia inspirar, ou ao menos mediar o entendimento das jovens sobre esses problemas existirem e necessitarem de atenção. Isso também tornaria os garotos mais conscientes de suas próprias ações como homens, mudando não apenas o cenário empreendedor feminino, mas, de forma gradual, todo um pensamento machista que lhe é passado ainda na infância. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |