Ao longo da construção de nossa sociedade, foram estabelecidos os papéis de gênero, definindo de forma desigual os deveres de homens e mulheres. Nessa sociedade patriarcal, homens são encarregados de cuidar dos negócios em geral, já as mulheres são atribuídas às atividades do lar e aos cuidados para com a família. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Porém (Uso inadequado), esta dinâmica de gênero vem sendo desconstruída, já que as mulheres têm assumido cada vez mais as posições antes negadas a elas. Uma dessas posições é o empreendedorismo, uma área que já foi maioritariamente controlada por homens, mas que nos últimos anos passou a ser ocupada por mulheres. Os motivos são vários, como a busca por independência e trabalhar com aquilo que ama, deixando de lado a necessidade de um vínculo empregatício. (Melhore a apresentação dessa ideia)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, ainda existem desafios a serem enfrentados, já que muitas mulheres são desencorajadas de seguir uma carreira no ramo, ou não possuem o tempo necessário, pois na maioria dos casos, (Sem vírgula) precisam dedicar suas rotinas aos afazeres do lar. Outras implicações a serem citados são a falta de apoio por parte de Estado, que não assiste todas as mulheres que desejam empreender, criando assim a demanda de expansão dos investimentos dedicados para as mulheres que desejam ingressar na área. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, faz-se necessária a criação de campanhas públicas de incentivos e apoio à mulheres empreendedoras, principalmente aquelas que estão inseridas em contextos de vulnerabilidade. (Truncamento) Criando (Vírgula) enfim, um ambiente de mercado igualitário e amigável, para que todos tenham as mesmas oportunidades e possam empreender da melhor forma possível. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |