No Brasil atual, o desfio em torno do empreendedorismo feminino apresenta-se um problema de caráter político-social que afeta de maneira permanente a sociedade. Isso se deve, sobretudo, à falta de recursos e investimentos do poder público destinados a atividades e oportunidades lideradas por mulheres, bem como, (Sem vírgula) conciliar o trabalho empreendedor à vida pessoal. Logo são necessários ações dos órgãos públicos e sociais, que busquem o enfrentamento dessa questão.
Inicialmente, a questão de investimentos e de oportunidades ao empreendedorismo feminino nos últimos anos passou a ser considerado principal desafio do Brasil. Nesse sentido, os problemas relacionados à falta de recursos destinados a novos empreendimentos conduzidos por mulheres, sejam no ramo de empresas de base, intermediária ou de bens e consumo, representam os reptos para o fortalecimento do processo político-social no país. Conforme, levantamento feito pelo Sebrae, nos últimos três meses do ano de 2022, o número de mulheres empreendedoras ultrapassou um pouco mais de 10 milhões (Vírgula) gerando cerca de 30% de novos empregos comparados com o ano de 2021, porém, a desigualdade de gênero, (Sem vírgula) ainda permanece presente, destacando a liderança do sexo masculino nesse ramo. Dessa forma, é importante ressaltar a necessidade de mais políticas públicas destinados ao aumento de recursos para minimizar os desafios em torno do empreendedorismo feminino. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale pontuar o papel da mulher empreendedora no que tange esse tema. A mulher tem várias vertentes, ela precisa conciliar sua vida pessoal como dona de casa e maternidade ao processo de empreender, muitos empreendimentos surgem da necessidade de permanecer dentro de casa por vários fatores, criando-se pequenos negócios com perspectiva inovadora, mas com a falta de incentivos do poder público muitas oportunidades são perdidas. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se claro a necessidade de superar desafios sobre essa temática. Para tanto, órgãos governamentais devem criar políticas com linha de créditos para mulheres empreendedoras, distribuir com equidade os recursos para esse fim, como também, (Sem vírgula) por meio de uma educação ampliada promover palestras gratuitas em portais do governo para auxiliá-las profissional e psicologicamente, para que não haja tanto autocobrança e alargar sua autoconfiança, consequentemente atingir os objetivos com sucesso. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |