Na animação Mulan, a personagem principal é questionada pela frase "uma mulher, (Sem vírgula) nunca será digna de nada". Tal pensamento, embora ficcional, é extremamente atual, haja vista que demonstra a maneira como o pensamento social recai sobre as mulheres. Com isso, percebe-se que a construção histórica social, aliada à perpetuação de comportamentos arcaicos constitui um cenário que mantém os desafios sobre o empreendedorismo feminino. Assim, urgem medidas estatais e sociais que promovam melhoria nesse panorama.
De início, é preciso compreender como uma construção histórica da sociedade afeta as mulheres no cenário do empreendedorismo. Para isso, observa-se a maneira como a história foi construída. Em diversas religiões, mulheres foram culpadas pelos males. Na religião cristã, Eva comeu do fruto do pecado; na mitologia grega, Pandora libertou os males no mundo. Essa narrativa, embora feita de maneira geral, é uma clara representação de como as mulheres se tornaram, através do tempo, culpadas por problemas que não foram causados por elas. Todavia, o empreendedorismo feminino pode ser uma chave de mudança nesse cenário. Desse modo, promover mudanças na visão geral acerca das mulheres significa, também, auxiliar no melhoramento da problemática das mulheres empreendedoras. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, entender como a manifestação presente de pensamentos antigos afeta a sociedade é de grande importância, pois leva a problemática a um novo patamar. Devido ao comportamento social corrosivo e duradouro, gerações não afetadas inicialmente se tornam suscetíveis a esse pensamento. Entretanto, é de grande relevância entender que as mulheres possuem papel de relevância absurda na história, haja visto exemplos como Patricia Batch, pioneira no uso de laser para correção de problemas de visão e Heidi Lamarr, inventora da tecnologia que, mais tarde, viria a ser o Wi-Fi e o GPS. Sob esse viés, é inaceitável que, em pleno século XXI, as mulheres empreendedoras continuem sofrendo com pensamentos arcaicos e tóxicos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) É imprescindível, portanto, que medidas sejam tomadas. Por isso, o Governo Federa, (Sem vírgula) deve promover atitudes de validação da participação feminina, por meio de programas sociais. Nesse sentido, as ideias femininas para o empreendedorismo serão menos atacadas pela história que as condena, e consequentemente, minimizar o os desafios que elas enfrentam. Dessa forma, haverá um reconhecimento de quem são para além do gênero, realizando o que sonhou a pensadora Chimamanda Ngozi Adichie. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |