A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 6, o direito à oportunidade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando o trabalho feito por mulheres , (Melhore a construção de sentido) dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o sobre o problema da oportunidade econômica por mulheres . Nesse sentido, se não for combatida, o Estado permanecerá em inércia. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a oportunidade , o que infelizmente é evidente no país.(Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o descaço governamental como impulsionador do trabalho feito por mulheres, que são negligenciado a oportunidade . Segundo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Diante de tal exposto, não está sendo honrada trabalho socioeconômico por mulheres , visto que por ser negligenciado a oportunidade por elas, (Sem vírgula) faz com que seja notoriamente marginalizada pelo seu trabalho e mal pago, é a falta de democratização por leis efetivas, (Melhore a construção de sentido) seja ainda muito difícil alcançar esse direito básico. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, implementar e promover a oportunidade por elas, pelo por um programa que exponham sobre o peso salarial de homem e mulher para acabar com esse critério, é que exponha sobre a realidade vivenciada por elas sobre trabalho feito por mulheres, a fim de garantir seus direitos. Assim, se consolidará uma sociedade mais promissora e justa a realidade, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |