No final do século XX, o mundo entrou em grande mudança, seja na esfera política, econômica, tecnológica ou social. A maior participação da mulher no mercado de trabalho (direito esse conquistado pela luta constante de movimentos feministas) foi uma das mudanças que afetou positivamente as relações sociais. Porém, no Brasil atual, as desigualdades entre gêneros continuam sendo perceptíveis, como é o caso da menor adesão feminina no empreendedorismo. O descaso tanto governamental quanto social são empecilhos que dificultam a solução dessa problemática. (Ótima contextualização)
Primeiramente, a oportunidade da mulher conseguir seu próprio negócio é menor do que o homem, e esse fato se relaciona com a permanência do machismo que ainda está enraizado na sociedade contemporânea. A falta de incentivo social e a sensação de não pertencimento a essa área são algumas das causas que fazem com que mulheres não empreendam, seguindo para outra ou nenhuma área profissional. Sem o apoio governamental, essa situação continuará estagnada. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a conciliação entre afazeres pessoais e profissionais é outro problema que dificulta o empreendedorismo feminino. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação aos trabalhos domésticos, as mulheres realizam 21,4 horas semanais, quase o dobro do que é realizado pelos homens (11 horas semanais). Esse fato influência no trabalho, já que, com menos tempo disponível para empreender, menos também será o seu rendimento. Essa realidade precisa ser mudada, pois, assim como afirma Elizabeth Blackwell - primeira médica do mundo -: "se a sociedade não admitir o livre desenvolvimento da mulher, então ela deve ser remodelada".
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a permanência do patriarcalismo é o principal fator que afeta o tema discutido. Nesse viés, é necessário a intervenção do Ministério da Educação propondo palestras em escolas sobre a importância da adesão feminina no empreendedorismo e como o machismo prejudica o desenvolvimento econômico do país, para que em curto prazo essa realidade mude. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |