É evidente que desde os séculos passados as mulheres são invisibilizadas, tendo menos direitos e oportunidades que os homens, e atualmente isso não mudou completamente, principalmente quando se fala sobre mulheres em cargos altos, sendo donas de seu próprio negócio, por exemplo. Isso ocorre devido à desigualdade social e o machismo.
Embora conste na Constituição de 1988 que todos cidadãos são iguais perante a lei, a realidade é muito diferente. Isso porque diminuem as mulheres através de salários inferiores ao dos homens, duvidam da capacidade das mesmas de alcançar e comandarem cargos altos, simplesmente pelo fato de ser mulher. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nessa mesma lógica, sabe-se também, (Sem vírgula) que o mundo atual é muitas das vezes machista, pois pensam que o único trabalho que mulheres fazem bem é cuidar da casa. Porém, ao contrário disso, elas trabalham, em várias situações, mais que os homens, pois além de cuidarem da casa e dos filhos, muitas tem garra para abrir seu próprio negócio, como mostra o filme "O Diabo Veste Prada", onde uma importante revista de moda é comandada por uma mulher. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Com isso, faz-se imprescindível a adoção de medidas em ambientes de trabalho e escolas, realizadas pelo governo e pelo Ministério da Educação, para que, por meio de palestras e utilização da mídia, as pessoas reflitam e sensibilizem-se sobre as dificuldades passadas por mulheres em todos esses anos, e conscientizá-las que todos somos iguais, pois assim o mundo se tornará um lugar melhor e mais igualitário para se viver. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |