Muito se discute sobre o empoderamento dos empreendimentos liderados por mulheres no Brasil, o empreendedorismo é uma grande fonte de economia para o país, que se encontra no 7° lugar no ranking mundial. Nessa perspectiva há muitos problemas enfrentados pelas mulheres que optam em seguir o rumo do empreendedorismo, tais como o preconceito social e a dupla jornada de trabalho, já que a maioria das brasileiras buscam empreender para terem uma renda extra em suas casas. (Formule a tese)
Tendo em vista esses aspectos é de suma importância questionar a sociedade em frente a esta dificuldade em aceitar as mulheres empreendedoras, fortes e que têm vontade de fazer algo para obterem uma renda extra para sua família, é um dever a sociedade respeitar e incentivar o empreendedorismo feminino nos dias atuais, e não ficar diminuindo os trabalhos e desmoralizando suas escolhas. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a maioria das mulheres que optam por abrir seu próprio negócio geralmente são mães de família, muitas da vezes solteiras, que fazem seu empreendimento para, (Sem vírgula) muitas vezes conseguirem pagar suas contas com seus salários fixos cobrir todas as despesas da casa. Outra divergência é o desamparo das mulheres, mãe, trabalhadoras, empreendedoras que a sociedade finge em não ver, elas que muitas vezes passam tempo de menos com seus filhos pois lhes querem dar um bom lar, segurança e tudo que uma mãe quer dar a um filho.
(Reveja a estratégia coesiva) Tendo em vista que a sociedade não dá os devidos auxílios as mulheres empreendedoras é necessário que o governo tome ações para criar incentivos e cursos profissionalizantes gratuitos, para que assim seja possível aprender a gerenciar bem o seu tempo, criar centros recreativos para as empreendedoras que forem mães poderem deixar seus filhos e focarem no que estão trabalhando. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |