Segundo o filosofo Friedrich Nietszche, "quando você olha para o abismo, ele olha para você". Assim, reflete-se o abismo presente na sociedade no desafio da representatividade das mulheres no empreendedorismo. Nesse sentido, é apresentado a desigualdade de gênero no âmbito profissional, consequentemente, a dupla jornada interferindo no empreendimento feminino. (Melhore a contextualização do tema)
Nesse contexto do mercado de trabalho (Vírgula) a desigualdade de gênero é predominante, trazendo consigo obstáculos para o crescimento das mulheres no mercado. Na série Girl Boss, a protagonista bem-sucedida no setor da moda enfrentou dificuldades no inicio do seu negocio pelo ambiente machista. A realidade enfrentada na ficção e vista na sociedade contemporânea, visto que no setor empresarial é meteoricamente composta por homens, evidenciando a desigualdade de gênero.
(Boa estratégia coesiva) Além disso a população feminina enfrenta a dupla jornada no seu cotidiano, relacionando sua vida profissional, familiar e domestico. para o padre São Tomaz de Aquino, "Todo individuo possui o mesmo valor". Na pratica, isto não e vivenciado, pois as mulheres carregam toda responsabilidade do lar, impedindo de dedicar maior tempo a vida profissional.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, torna-se claro os desafios para o empreendedorismo feminino. É necessário investimentos governamentais para incentivos de politicas publicas voltadas para as mulheres na jornada profissional. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizar cursos para aprimoramento de competências e diretrizes para os empreendimentos. Além disso, dissipar os grandes meio de comunicação a discussão patriarcal, incluindo as mulheres no espaço do empreendedorismo. Por fim, contradizendo a ideia de abismo descrita por Friedrich Nietszche. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |