No contexto atual, houve grandes mudanças nos status sociais sobre as mulheres. Atualmente, elas estão conseguindo espaço no mercado de trabalho e estabelecendo seu lugar de fala no mundo dos negócios. Porém, essa realidade não possui as mesmas dificuldades comparadas à dos homens, pois as mulheres, grande parte das vezes, possuem muitas outras tarefas (Melhore a coesão) e fora do trabalho a mais do que eles, tornando sua concentração em seu negócio, (Sem vírgula) menor em relação ao tempo deles.
(Uso inadequado da estratégia coesiva) Contudo, desde as indústrias têxteis ouve a luta das mulheres pelos seus direitos, enfrentavam dificuldades diferentes em comparação a outros trabalhadores. Elas trabalhavam nas mesmas cargas horárias que outros operários, e recebiam salários reduzidos em comparação aos homens, além de precisarem cuidar de suas casas sem ajuda necessária ao sair de seus trabalhos. Esse descaso criou a Primeira Greve Geral em 1917, elas foram as primeiras a se impor diante dos obstáculos enfrentados. Elas não buscavam apenas direitos trabalhistas melhores, mas o fim da hostilidade de seus pares do sexo masculino impondo que seus lugares não eram nas fábricas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Uso inadequado da estratégia coesiva) Portando, atualmente, o cenário de estereótipos não mudou gradativamente, uma vez que o preconceito social impede as mulheres de realizarem seus objetivos de carreira, e passam a dedicar mais tempo aos cuidados domésticos. No final, não conseguem consolidar problemas sociais com financeiros. Além de possuírem enormes pressões sociais, por parte do machismo enfrentado por elas, consideradas o “sexo frágil” e incapazes. A falta de apoio por parte familiar é um problema, pois gera desvalorização e falta de autoconfiança na mulher, impedindo que ela se torne uma empreendedora de sucesso e monte seu próprio negócio. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos ditos, o ministério da educação, MEC, deverá instruir palestras destinadas a ensinar as meninas nas redes escolares a importância de impor respeito sobre suas capacidades e direitos em situações de preconceito. (Truncamento) Além de oferecer bolsas gratuitas para faculdades destinadas às mulheres sem condições financeiras. Dessa forma, contribuindo e ampliando o crescimento de oportunidades no empreendedorismo feminino no país. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |