No filme um senhor estagiário (Inicial maiúscula e aspas) vemos a história de uma mulher que se adentrou no mundo dos negócios digitais exemplificando bem os desafios encontrados em se liderar uma empresa de sucesso e tentar conciliar com sua vida social e familiar. Esta se ver muitas vezes sobrecarregada e até mesmo julgado por seu cônjuge por não está conseguindo empenhar todos os papéis de sua vida. Essa personagem demonstra bem a realidade de várias mulheres que se aventuram no mundo do empreendedorismo e do peso a mais que carregam em si. (Melhore a contextualização e formule a tese)
A sobrecarga é um dos principais obstáculos encontrados pelo gênero feminino nesse meio, pois vivemos em uma cultura que adoece a visão de empoderamento (Faltou coesão) mulher já que essa deve ser alguém que tem o poder de gerir um negócio e um perfil profissional de excelência, auxiliar na casa e nos afazeres domésticos, ser uma boa mãe, entre muitas outras personalidades que várias mulheres vivem ao longo da vida. Quando ela tenta colocar todas essas obrigações em primeiro plano acaba esquecendo de si já que acha que pedir ajuda seria um sinal de fraqueza ou que não dar conta. Tal ideologia muitas vezes não é vista sendo aplicadas em homens, essa desigualdade de gênero acaba desestimulando a si ter uma iniciativa de começar um negocio próprio.
(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto observado é a falta de informação que é passada para essa classe sobre empreender e sobre toda a parte burocrática que é preciso para se dar início a algo. A dificuldade em se adquirir verbas e até mesmo de programas próprios para as PEI acaba desestimulando muitas a procurar a sua independência financeira. Muitas apresentam ideias criativas e inovadoras (Vírgula) mas não sabem por onde começar para tornar esse sonho em uma realidade, até porque quando se veem empregadas em alguns locais administrativos não se é dado a importância para essas ideias.
(Boa estratégia coesiva) Para que esses desafios sejam enfrentados e para que haja mais oportunidades para o empreendedorismo feminino é preciso que se crie intervenções desde a educação primária ensinando sobre a igualdade de gênero e também se criando matérias voltadas ao empreendedorismo colocando mulheres como exemplo de líderes e para administrar tais ensinamentos. Além disso deve-se ser feito programas governamentais de incentivo financeiro para mulheres que desejam iniciar um processo de abertura de empresa dando também um apoio jurídico e contábil mais acessível. A partir dessas ações é possível aumentar tanto o mercado de trabalho como a economia do país assim mudando a realidade de várias mulheres. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |