Promulgada em 1988, a Constituição federal vigente assegura direitos iguais para homens e mulheres. Todavia os desafios no empreendedorismo feminino e suas consequências, como a jornada dupla que a mulher possui, interferem no sistema do nosso país, assim como a desigualdade de gênero configuram as problemáticas deste infesto cenário.
De início, é notório destacar a jornada dupla de trabalho da mulher. Tal (Vírgula) pois, a mulher tem uma demanda maior que não recai somente ao trabalho formal (Vírgula) e sim a afazeres da casa e família. Prova disso é que (Vírgula) segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (Vírgula) o número de mulheres empreendedoras é 13% menor do que de homens no meio. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém destacar as desigualdades presentes nesse âmbito, visto que infelizmente as mulheres ainda são menos valorizadas, tanto na questão salarial quanto ao olhar social. Com isso, muitas preferem ser empregadas ao invés de terem seu próprio negócio. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Com o objetivo de minimizar os desafios e ampliar as oportunidades no empreendedorismo feminino (Vírgula) o governo brasileiro juntamente com os Ministérios da Educação e do Trabalho, (Sem vírgula) devem exercer labutas com eficácia em escolas públicas propondo que alunas ganhem um impulso para terem coragem de empreender, vendo isso como um propósito de um grande futuro e não como um meio desvalorizado, modificando então o panorama atual. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |