É de conhecimento geral que na época da Revolução Industrial as mulheres tiveram uma grande importância na mão de obra. Elas conseguiram se introduzir no mercado de trabalho, provindo um salário próprio. Porém, seus direitos não correspondiam aos mesmos ganhos dos homens, como, por exemplo, não podiam controlar empresas sozinhas e tinham seus salários reduzidos em comparação aos masculinos.
(Uso inadequado do operador argumentativo) Portando, muitas eram submetidas a especulações machistas como considerá-las o “sexo frágil”, (Sem vírgula) não poderia ser empreendedoras, por acharem serem ingênuas. O primeiro passo para mudar esse pensamento no Brasil foi a primeira greve geral em 1917. Diversas mulheres organizaram e começaram a greve para alcançar direitos trabalhistas melhores e aumentos de salários, isso foi o marco para o surgimento do primeiro movimento feminista no país. Essa atitude ampliou o caminho de muitas trabalhadoras lutarem para alcançarem seus objetivos no mercado de trabalho, as tornando mais revolucionárias e futuramente adquirem seus próprios negócios.
(Boa estratégia coesiva) Conforme a historiografia, as mulheres conseguiram seus direitos com muitos esforços, mas a generalização diante delas, (Sem vírgula) não teve mudanças significativas. Atualmente, elas passam por obstáculos para constituírem seus próprios negócios. Essa dificuldade está relacionada à ausência de apoio familiar, onde são exigidas que façam todo o papel doméstico. Conforme a escritora Maya Angelou, “O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível” (Reveja a pontuação para manter a coesão) em relação a isso, o quesito do preconceito cultural aflige desde a infância, pois as meninas têm, na maioria das vezes, menos investimentos em suas educações e apoios.
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos ditos, o ministério da educação, MEC, deverá instruir palestras destinadas a ensiná-las a importância de impor respeito sobre seus direitos em situações de preconceito. Além disso, oferecer às mulheres de baixa renda oportunidades de entrarem nas faculdades por bolsas gratuitas. Dessa forma, construindo novas chances de sucesso, e contribuindo no crescimento de oportunidades no empreendedorismo feminino no país. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |