O Brasil apresenta em termos quantitativos um mercado de trabalho hegemonicamente masculino, embora em termos numéricos a população feminina seja maior. Diante disso, o empreendedorismo feminino se apresenta como uma das formas de diversificar e equilibrar a participação no mercado de trabalho de acordo com o gênero. (Melhore a contextualização)
Diante desse cenário, inúmeros são os desafios para expandir, quantificando e qualificando, o empreendedorismo feminino. Empreender requer qualificação, investimentos, mas acima de tudo tempo da mulher para que possa se dedicar a sua atividade econômica, tornando o empreendimento viável e bem sucedido administrativo e financeiramente. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) De maneira que, (Sem vírgula) o primeiro desafio para a mulher apresenta-se diante da necessidade de conciliar a trajetória pessoal, muitas vezes, com desigualdades na divisão de tarefas de casa, com a trajetória profissional, que requer tempo, dedicação e muito esforço. Além disso, existem poucas linhas de crédito específicas, pois o problema da baixa inserção da mulher no mercado de trabalho, principalmente em cargos diretivos ou decisórios, ainda é pouco relevante na definição de políticas públicas que concretizem ações afirmativas para reduzirem as desigualdades de gênero.
(Melhore a estratégia coesiva) No que concerne as oportunidades, o empreendedorismo feminino irá elevar o empoderamento da mulher, permitindo uma maior inclusão no mercado de trabalho e consequentemente independência financeira. Ademais, com negócios promissores comandados por mulheres existe a tendência de diminuição da desigualdade material, favorecendo a verdadeira equidade, já que mais mulheres estarão trabalhando e sendo remuneradas em igualdade como os homens, propiciando ascensão na estratificação social rígida consolidada no Brasil. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura o texto. Não deixe de apresentar a proposta de intervenção.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |