A série "Gracie and Frankie", da Netflix, aborda a história de duas mulheres idosas que precisam de crédito para abrir um novo negócio, entretanto o gerente do banco não aceita emprestar por desconfiar que elas não seriam capazes de gerenciar um estabelecimento por razão do seu sexo e idade. Da ficção para a realidade, é evidente que isso acontece no Brasil quando é analisado o baixo nível de mulheres como empreendedoras. Logo, urgem medidas estatais que resolvam essa problemática.
Inicialmente, ressalta-se que as instituições financeiras emprestam o dinheiro de agentes superavitários para agentes deficitários, por meio da análise do perfil do usuário com base nos critérios de idade, do sexo, da renda e do adimplemento. No entanto, há um preconceito estrutural na sociedade que as mulheres são frágeis e dependentes, o que faz a análise do crédito, essencial para começar um novo empreendimento, ser mais rigoroso e exigente na prestação de garantias para elas. Dessa forma, a livre iniciativa, princípio fundamental garantido na Constituição, não é exercido com plenitude porque deixa de ser um direito universal para atender aos propósitos capitalistas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as Tecnologias de Informação e Comunicação (Inicial minúscula) são instrumento tecnológicos que proporcionam automação e agilidade nos processos de pesquisa e aprendizado. Assim, com um "smartphone" em mãos, pode-se ter acesso a diferentes conteúdos sobre empreendedorismo e inovação. Em razão disso, as tecnologias podem beneficiar grande parte das mulheres que desejam construir seu próprio negócio, mas não sabem como começar, já que na internet é possível encontrar uma infinitude de vídeos, "podcasts" e conteúdos via "streaming" de forma gratuita. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, compete ao Governo Federal disponibilizar conteúdos gratuitos e acessíveis nos sites oficiais do governo como forma de incentivo à participação feminina no empreendedorismo, a fim democratizar o acesso às mulheres no mercado. Esses conteúdos deverão ser feitos por profissionais qualificados e com alta formação universitária. Assim, será possível reverter o quadro inóspito do país e aumentar o número de mulheres no empreendedorismo.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |