Bridgerton, seriado da televisão americana, expõe a jornada de moças que buscam o casamento no século XIX, no entanto durante alguns episódios é notável que a personagem Penelope Featherington gostava de usar a racionalidade a partir da leitura, o que para a época era um equívoco, sendo duramente criticada pela família. De maneira análoga, na realidade contemporânea é perceptível os desafios ainda frequentes na evolução social feminina, sendo de grande discussão o empreendedorismo, que ainda passa por retalhações quando se observa uma mulher no poder. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a esfera social e histórico-cultural.
Em primeira análise, é valido ressaltar que a esfera social impulsiona os desafios e oportunidades para o empreendedorismo feminino. Após o século XX, a mulher passou a ganhar notoriedade social, podendo escolher diversas expectativas de vida, além de garantir direitos civis, trabalhistas e sociais. No entanto, a mulher ainda sofre grandes barreiras no mercado de trabalho, principalmente no empreendedorismo, vista como inferior em determinados setores, dentre eles: tecnológicos e manufatureiros. Segundo a Constituição federal de 1988, ordenamento jurídico brasileiro, que garante em seu artigo 7°, (Sem vírgula) o direito ao trabalho sem a diferença de gênero, idade, cor ou estado civil. Por sua vez, essa prerrogativa não tem se reverberado, o que estimula um mercado de trabalho desigual, com dificuldade para linhas de credito e oferta de produtos ao devido alcance social por diferenças de gênero. Esse cenário, impede o acesso da mulher empreendedora no mercado de trabalhado, limitando suas perspectivas trabalhistas. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que o setor histórico-cultural impacta diretamente o empreendedorismo feminino. Apesar da conquista da independência da mulher, as tarefas domésticas ainda é um fator determinante para o foco laboral. De acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu, em sua obra “Habitus”, diz que a sociedade possui padrões impostos, naturalizados e reproduzidos por gerações. Por conseguinte, esse padrão transcendeu para as futuras gerações tradicionalmente, pelo costume de designar a limpeza doméstica à mulher, dedicando horas à família e à casa, enquanto o trabalho é realizado com menos investimento. Logo, é necessário a reformulação dessa postura social para não perpetuação desse quadro. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater desafios no empreendedorismo feminino. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação e a discussão desse tema nas instituições educacionais com vigor, tendo como objetivo oferecer colaboração social para as mulheres que detém de jornadas duplas. Por fim, cabe às organizações não-governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas a liberdade feminina seja plenamente alcançada, podendo a mulher exercer diferentes funções, o contrário do que é visto na série Bridgerton. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |