No filme "Que horas ela volta?", retrata a história de Val, uma empregada doméstica que trabalha para uma família rica. A trama evidencia as hierarquias sociais, questões de desigualdade e as dinâmicas das relações de empregadores e empregados no país. Fica claro que, (Sem vírgula) a realidade apresentada no filme pode ser relacionada com a atual realidade do século XXI: desigualdade de gênero e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. (Melhore a contextualização. É importante qua a relação do tema fique evidente)
Em primeiro lugar, é importante destacar que, (Sem vírgula) há uma grande desigualdade de gênero no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017, as mulheres brasileiras ganhavam em média 24% menos que os homens e eram mais afetadas pelo desemprego. Em muitas sociedades, as mulheres ocupam cargos no trabalho mais interno e privado, enquanto os homens cargos mais produtivo e externo.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitas mulheres lutam para equilibrar trabalho e vida pessoal. De acordo com Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mulheres empreendedoras tendem a dedicar poucas horas semanais ao seu negócio, (Sem vírgula) devido a atenções com a casa e com a família. (Essa discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar o problema. Para que os desafios e oportunidades no empreendedorismo sejam combatidos, urge que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) implemente, por meio de campanhas, programas de apoio específicos para mulheres empreendedoras. Somente assim, será possível combater os desafios e aumentar as oportunidades. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |