Hodiernamente, o cenário encontrado no mundo ainda é majoritariamente de homens vivendo pelo trabalho e mulheres vivendo pela família. Isso pode ser exemplificado em filmes como “Mulan”, onde a protagonista precisa se parecer com um homem para ser levada com seriedade. Apesar de ter sido criado para um público infanto-juvenil, o longa mostra-se bastante semelhante com a realidade. Tendo em vista a relevância desse assunto, convém aprofundar o debate salientando pontos como a desigualdade de gênero e melhoria de oportunidades.
Primeiramente, é notório que o público feminino apresenta diversos desafios em relação a ter seu próprio negócio (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Apesar de em peso na sociedade, mulheres apresentam dificuldade em conciliar família e trabalho, uma vez que é clara a falta de suporte e incentivo. Pontos como esse reforçam a desigualdade de gênero e mantém uma ideia arcaica em relação ao que mulheres podem vir a conquistar na sociedade.
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar disso, é necessário ressaltar mulheres e marcas que saíram do conhecido como “regra” e provam constantemente que, apesar das dificuldades, é possível ser bem sucedida no mundo do empreendedorismo sendo uma mulher. “Bianca Andrade” e sua marca “boca rosa” são um exemplo disso, com sua marca de maquiagem, Bianca já é considerada uma das maiores e mais bem sucedidas empresárias do Brasil. Entretanto, esse fato não anula a ainda muito atual discrepância entre homens e mulheres em relação às diferenças de tratamento, quantidade no mercado e valores alcançados. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, faz-se necessário melhorar as oportunidades para o público feminino a partir de estratégias para garantir a solidificação de ações que visem a construção de um mundo mais igualitário. Entre tais estratégias estão uma maior exploração de aulas nas escolas sobre métodos contraceptivos (Reveja), administração básica e acima de tudo, (Sem vírgula) apoio familiar e do Estado. Com isso, espera-se alcançar melhorias afim a fim de proporcionar sonhos mais altos e chance de alcançá-los. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |