No linear do século XXI, ainda observam-se discrepâncias entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Nesse viés, o posicionamento feminino se faz presente, buscando autonomia através do empreendedorismo. Assim, apesar das dificuldades encontradas em relacionar a vida pessoal e profissional, empreender tornou-se uma oportunidade para elas. (Melhore a contextualização e formule a tese)
É importante salientar que o desemprego atinge milhares de brasileiros, em especial mulheres que quando conseguem exercer o direito de trabalho encontram empecilhos. Nessa perspectiva, essas estão associadas, há muito tempo, com afazeres domésticos e/ou com o cuidado com os filhos, como uma responsabilidade intrínseca, que em diversos casos infelizmente as afasta do mercado de trabalho. Entretanto, não somente a questão pessoal influencia, pois quando conseguem inserir-se nesse ambiente vão de encontro a desigualdade assalarial , em comparação com os homens, assédio sexual e moral entre outras situações, problemas que tornam a vida da mulher uma jornada difícil, em casa ou no trabalho.
(Melhore a estratégia coesiva) Observa-se (Vírgula) diante desse âmbito, que o emprego é uma tentativa para independência, porém com os empecilhos citados anteriormente diversas brasileiras buscam essa através do empreendedorismo. Ademais, caracterizado como aproveitar oportunidades, desenvolvendo ideias e criando o próprio negócio, torna-se opção favorável, uma vez que auxilia o aumento da renda e a conquista da liberdade. Diante disso, consoante a pesquisa da SEBRAE, no ano de 2022, mulheres lideravam 34,4 por cento do total de negócios do Brasil, ou seja, eram milhões de empreendedoras que se desvincularam dos preceitos da sociedade na procura pela equidade nas relações de trabalho.
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, fugir da diferença assalarial é conciliar a família com o emprego, (Problemas na coesão) são motivos para iniciar o empreendedorismo. Portanto, é imprescindível que o Ministério do Trabalho e do Emprego institua auxílio, financeiro e educativo, destinado a mulheres que desejam empreender. Desse modo, com o intuito de diminuir a discrepância da quantidade de cidadãs no mercado de trabalho, apoiando-as a conciliar a vida pessoal e profissional. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |