A Série "Supermães", da Netflix. (Vírgula) retrata quatro mães que lidam com a jornada de dona de casa, mãe e a jornada de crescimento no trabalho, com a dupla vida intensa, cenário presente quando se observa o empreendedorismo na realidade das mulheres (Melhore a construção de sentido). Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa análise dos fatores que favorecem os desafios no empreendedorismo feminino como a desigualdade de gênero e a dupla jornada de trabalho.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a desigualdade de gênero como pivô dos desafios. Neste sentido, a Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 5º, que todos são iguais perante a lei, o que não tem sido visto na sociedade brasileira. Segundo as ideias do filósofo John Locke, cabe ao Estado a proteção a todos os indivíduos, que são direitos que não podem ser retirados. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise (Vírgula) a dupla jornada de trabalho é impulsionadora da dificuldade no empreendedorismo vivido por muitas mulheres, são dona de casa, mãe e empreendedora que em sua maioria não tendem a achar um equilíbrio, tornando mais um desafio. Na população brasileira mais de 50% são mulheres e apenas 1/4 desse dado são mulheres empreendedoras. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo a necessidade de se combater a desigualdade social (Melhore a construção de sentido), é imprescindível que o governo por meio do Ministério de Educação, acrescente em meio de debates pelas redes de comunicação a divulgação da desigualdade social no Brasil, a fim de garantir o direito mais importante do país a todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |