Conforme a Constituição Federal 1988, lei maior no ordenamento jurídico brasileiro, homens e mulheres são iguais perante a lei. Contudo, no mundo do empreendedorismo, as mulheres vêm ganhando espaços, quebrando barreiras e criando oportunidades para que o público feminino seja reconhecido. Logo, nesse cenário tão caótico do empreendedorismo feminino, um dos desafios seria a deburrada do preconceito contra as mulheres que consequentemente resultaria em oportunidades para que outras mulheres pudessem investir seus conhecimentos e se tornarem empreendedoras. (Melhore a relação entre as ideias apresentadas. Está confuso)
Inicialmente, sempre houve preconceito contra as mulheres em todos os setores da sociedade, não seria diferente a discriminação no mundo do empreendedorismo. Nesse contexto, o empreendedorismo feminino tem aumentado no Brasil, tendo como resultado a derrubada do preconceito, há exemplo a proprietária da loja Magazine Luiza que se tornou um dos estabelecimentos comerciais mais rico do país, sendo administrado por uma mulher como presidente. Sob essa ótica, as mulheres eram taxadas como donas de casa, domésticas e empregadas que sempre precisavam cuidar dos filhos até a chegada do marido, no entanto, com o mundo globalizado, elas se capacitaram mesmo sendo mães solo que também era um desafio, a exemplo disso a novela da Rede Globo a "Dona do Pedaço" exibiu uma história real de uma dona de casa que fazia bolo e vendia e com o passar do tempo ficou rica e expandiu os seus negócios. (Melhore a relação entre as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as poucas oportunidades que as mulheres têm para empreender têm um impacto relevante na vida do público feminino. Nessa visão, em diversos setores da sociedade a maior parte é do público masculino em cargos de gerência e supervisão, devido às mulheres terem encontrado poucas oportunidades no mercado, criaram seus próprios empreendimentos fazendo com houvesse um maior crescimento de microempresas liderada por mulheres tendo como referênica a criação de restaurantes, salões de beleza e vendas de peças de roupas. Dessa maneira, o público feminino também tem utilizado como ferramenta para empreender os seus negócios as redes sociais, pois o alcance dos clientes é mais abrangente, desse modo a professora conhecida nas redes sociais como a "teacher dos artistas" que ficou famosa ao publicar sua empresa que ensina artistas a aprender a língua inglesa.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, os desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino são pautados na derrubada do preconceito contra as mulheres e as poucas oportunidades que esse público tem. Para que mais mulheres fossem inseridas no mundo do empreendedorimo, o governo poderia capacitar e abranger cursos e oportunidades sobre mercado e empreendedorismo para mulheres. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |